7 motivos para adotar um sistema de gestão ERP

Controle e monitoramento
Os sistemas modernos são mais eficientes que sistemas legados (sistemas antigos), podendo ter a vantagem de obter importantes informações críticas e estratégicas, com maior precisão e em tempo real. Ao contrário de sistemas antigos que são necessários analisar relatórios, os sistemas modernos contam com painéis de indicadores para três níveis da organização. Ainda informações podem ser automatizadas, com envio de relatórios gerados automaticamente e enviados por email. Dessa forma você não depende de mão de obra humana para controles e auditorias.

 Redução de erros humanos
A automatização contribui para diminuir erros humanos nos processos repetitivos, cansativos e manuais. Automatizando parte das tarefas, as mais desgastantes, permite-se liberar os colaboradores para funções que exigem maior análise e criatividade. Inclusive agregado valor para o negócio.

 Decisões baseadas em informações
A produção de indicadores de desempenho pelo sistema de gestão integrada potencializa a tomada de decisões dos gestores. Com os gráficos dos painéis de instrumentos (dashboards), é possível entender melhor o desempenho da empresa, de seus departamentos e colaboradores. Também dá para checar quais processos têm desempenho abaixo do esperado, o que permite mapear e identificar pontos que precisam de melhorias..

 Conformidade com a legislação fiscal
Um sistema é projetado tendo por base exigências fiscais, contábeis, financeiras, entre outras. Dessa forma os sistemas podem ter automação dos processos para não ocorrer erros na emissão e entrega dos documentos fiscais entre outros processos da empresa.

 Posicionar a empresa para o crescimento
O ganho de escala precisa vir acompanhado de uma boa gestão. Nesse caso, o sistema de gerenciamento, especialmente um evolutivo e escalável, alojado na nuvem (Cloud), é um modelo interessante. Ele é adaptável, ampliando ou reduzindo os seus recursos conforme o tamanho da empresa. O sistema gerencial precisa ser adaptável ao porte da companhia, contendo processos que sejam eficientes tanto em pequenos, médios quanto grandes negócios. Em todo caso, o software de gestão empresarial escolhido precisará lidar com diferentes consequências do crescimento, como a necessidade de:
– Gerir vários locais (endereços e colaboradores);
– Gerenciar o fluxo de comunicação dos colaboradores;
– Gerenciar melhor os novos processos; – Tratar de dados oriundos dos sistemas antigos;
– Administrar e integrar sistemas de outros negócios;
– Gerir adequadamente informações departamentais;

 Acesso à informação e a mobilidade
Um ponto positivo é a forma de acesso às informações da empresa. Um sistema moderno permite que esse acesso seja através da internet e, portanto, pode ser feito em qualquer hora, dia e lugar. Em todo caso, o software de gestão empresarial escolhido precisará lidar com diferentes consequências do crescimento. É muito comum as empresas precisarem executar os mesmos processos e procedimentos em locais diferentes de forma dinâmica, os sistemas precisam estar preparados para essa transformação digital e crescimento, permitindo que os colaboradores sejam independentes de infraestrutura local ou ponto físico para usar as ferramentas da empresa.

 Alinhamento estratégico com a tecnologia e inovação
O alinhamento estratégico auxilia a busca pela visão, pois trabalha a homogeneidade das informações, fazendo com que todos os esforços sejam constantemente colocados sob a mesma direção, principalmente nas situações de ajustes ou modificações da estratégia. Uma empresa de sistemas poderá ajudar a executar esse alinhamento, fornecendo insumos e conhecimento para essa transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *